top of page
Endoscopia do sono induzido (DISE)
Breve histórico deste exame
Os estudos sobre ronco e apneia do sono tem um histórico recente, os primeiros relatos estão por volta de 1956 com Burnell e 1965 Gastault , desde então tem se aprimorado os conhecimentos e estudos nesta importante área.

Quanto a endoscopia do sono, em 1978 , Borowiecki e colaboradores introduziram este exame, mas com sono espontâneo, mas pela extrema dificuldade prática em realizar os exames (devido a despertares, incômodos e duração) acabaram descartando esta opção.
Em 1991, pesquisadores britânicos, Croft e Pringle introduziram o exame de endoscopia do sono induzido, destacando a necessidade da indução farmacológica para tolerar a avaliação endoscópica e assim permitir a vizualizaçao dos locais de vibração e obstrução na via respiratória durante o sono (induzido).

Desde a década de 90, os estudos sobre este exame aumentaram de forma expresiva, pela importância de se saber o(s) local(is) de vibração, produzindo o ronco, e de obstrução, causando parada (apneia) ou redução (hipopneia) na respiração.

Atualmente, importantes centros de referência mundiais (Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, EUA, China, Japão, Bélgica) utilizam este exame no auxilio e direcionamento do tratamento de pacientes com esta doença.


 

bottom of page